Os Orixás (Orisás) parte 2 – Obaluaiê / Omolum

 

Obaluaiê

Orixá (ou Orisá) da saúde, senhor das doenças e da morte. Obaluaiê aquele que foi curado por Iansã de suas feridas, ele que leva as doenças para longe.

Omolum quando novo, se torna Obaluaiê quando adulto. Tem como mês de celebração o mês de agosto e em suas festas é repleta de muita dança e comidas relacionadas ao mesmo, como por exemplo a pipoca, que também é utilizada em trabalhos, onde é preciso realizar uma cura.
Obaluaiê é chamado sempre que é preciso levar uma doença embora.

oculto secreto

Saudação: Atotô Obaluaiê

Na umbanda foi ligado a São Lázaro.

Algumas oferendas: Pipoca, Doburu, Ewa Dudu, cuscuz e afins.

Domínio: passagens, transmutações, doenças e saúde.

Cores: Preto, Branco e Vermelho.

Itans

Iansã cura Obaluaiê

Xangô recebia todos os orixás em uma grande festa em seu palácio. Exceto Omulú/Obaluaiê, que não fora convidado devido a sua aparência que repugnava o vaidoso “Rei dos Trovões”. Obaluaiê, então, podia apenas assistir a grande festa pelas frestas do terreiro do grande palácio.

Ogum, ao perceber a angústia do Orixá, dispôs-se logo a ajudar.  Providenciou para Obaluaiê uma grande veste de palha que o cobria da cabeça aos pés para encobrir suas marcas da varíola.

Apesar de envergonhado, Obaluaiê entrou, mas ninguém se aproximava dele.

Menos Iansã, que observava tudo atentamente. Ela compreendia a triste situação de Obaluaiê e dele se compadecia. Então Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do “Xirê dos Orixás”, onde todos dançavam alegremente, e com seu belo vestido começa a rodar ao lado do Obaluaiê.

Sua dança produziu uma ventania tão grande, que fez levantar toda a palha que cobria Obaluaiê. E suas feridas por debaixo daquelas vestes foram expostas.

Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Omulú/Obaluaiê pularam para fora de seu corpo, transformadas encantadoramente numa chuva de pipocas que cobriu todo o palácio de Xangô de branco. E revelou-se por detrás de todas aquelas feridas, o jovem e belo Obaluaiê.

 

Obaluaiê desobedece a Nanã e é castigado com a varíola

Obaluaê era um menino muito desobediente. Um dia, ele estava brincando perto de um lindo jardim repleto de pequenas flores brancas.

Nanã lhe havia dito que ele não deveria pisar as flores, mas Obaluaiê desobedeceu à sua mãe e pisou as flores de propósito.

Ela não disse nada, mas quando Obaluaiê deu-se conta estava ficando com o corpo todo coberto por pequeninas flores brancas, que foram se transformando em pústulas, bolhas horríveis.

Obaluaiê ficou com muito medo. Gritava pedindo à Nanã que o livrasse daquela peste, a varíola.

Nanã disse então a Obaluaiê que aquilo acontecera como castigo porque ele havia sido desobediente, mas ela iria ajudá-lo.

Ela pegou um punhado de pipocas e jogou no corpo dele e, como por encanto, as feridas foram desaparecendo.

Obaluaiê saiu do jardim tão bom como quando havia entrado.

obaluae

 

Filhos (as) de Obaluaiê

Algumas características: Reservados, Pessimistas, Caridosos e Autodestrutivos.

Reservados

São pessoas sérias, reservadas, misteriosas e fechadas. Pessoas que não se abrem com facilidade. Preferem ficar na sua e não tem o costume de partilhar seus sentimentos, por mais doloridos que sejam.

Pessimistas

Tendem a ser pessimistas, sempre esperando pelo pior resultado, se machucando.

Caridosos

São pessoas muito prestativas, gostam de ajudar pessoas e em alguns momentos, podem dar até mesmo o que não tem, se um filho (a) de Obaluiaê gosta de você, fará de tudo para te ver bem, é como aquele amor de mãe, que andam descalça para ver os filhos calçados.

Autodestrutivos

Tendem a ser pessoas autodestrutivas em alguns momentos, podendo também ser difíceis em alguns momentos. Por serem caridosos, podem em muitos momentos, se colocarem em situações ruins, para o beneficio de pessoas que gostam.

 

Não deixe de curtir nossa pagina, clicando aqui.

Tire as duvidas que te afligem, clique aqui, para adquirir um pacote e marcar uma consulta no oculto secreto.

 

Atotô Obaluaiê

Deixe uma resposta

WhatsApp