Os Orixás (Orisás) pt 6 – Oxum / Osùn

Tarot Online

Oxum / Osùn

Ela é a Deusa da Beleza, é ela que controlas a água doce, as cachoeiras, os rios e lagos.
Quando estiver andando e sentir aquela garoa leve, caindo sobre sua cabeça, sinta essa garoa, pois ela é o axé de Oxum. No rio tem ouro e o ouro também é de Oxum, assim como as riquezas.

Oxum também é Deusa da fertilidade, protege o parto dos bebês, para o bebê venha saudável e suas mães fiquem bem.

Dizem que ela é chorona, e isso ocorre, pois o seu amor, a sua emoção é muito intensa e verdadeira, por isso ela chora, muitas vezes de emoção e de felicidade, assim como suas filhas e filhos.

Não subestime Oxum, pelo fato de chorar e demonstrar e sentir está emoção, Oxum é feiticeira, não se deve tentar brincar com ela.

Saudação: Ora iêiê o !
Cor: Amarelo Ouro.
Símbolo: Espelho com uma estrela.
Comidas: Omolokum, Ipete, ovos.

 

Itans

Oxum briga com Iansã

Oxum e Iansã eram muito amigas e viviam grudadas, por conviverem muito, em um momento brigaram entre si, Olorum vendo a briga, colocaram as duas em quartos separados, para pensar sobre o que fizeram. Oxum começou a chorar, pois, sentia saudades de Iansã, ela chorou e chorou e a água de suas lagrimas chegou até o quarto de Iansã, que ao ver o choro de sua amiga, esquentou a água que voltou para Oxum em forma de vapor e a esquentou, deixando Oxum feliz.

Oxum exige a filha do rei em sacrifício

Certa vez, o rei de Oloú, precisava atravessar o rio onde vivia Oxum, o rio naquele dia se encontrava enfurecido e os exércitos do rei não podiam passar pelas traiçoeiras correntezas. Oloú fez um pacto com Oxum para que baixasse o nível das águas, em troca lhe oferecia um bela prenda, Oxum entendeu que Oloú estava prometendo Prenda Bela. Prenda Bela era o nome da mulher de Oloú, filha dileta do rei de Ibadã. Oxum baixou o nível das águas e Oloú passou com seu exército. Oloú jogou no rio a bela prenda: uma grande oferenda com as melhores comidas e bebidas, os mais finos tecidos, joias luxuosas e raros perfumes, correntes de ouro puro, banhos preciosos.

Tudo foi devolvido para as areias das margens de Oxum, Oxum só queria Prenda Bela, a princesa. Tempos depois, Oloú retornou vitorioso de sua expedição e, ao chegar ao rio, este novamente estava turbulento, o rei ofereceu de novo o mesmo que ofertara antes: uma bela prenda com as melhores comidas e bebidas os mais finos tecidos, jóias luxuosas e raros perfumes, correntes de ouro puro, banhos preciosos. Oxum recusou o oferecido, tudo foi devolvido à praia, intocado, ela queria Prenda Bela, a esposa de Oloú, que estava grávida, contrariado, mas sem ter outra saída, Oloú lançou ao rio sua indefesa e grávida consorte, ao ser lançada às águas revoltas, Prenda Bela deu à luz uma criança, Oxum devolveu a criança; era somente Prenda Bela que ela queria.

Oloú seguiu seu caminho, retornando muito triste a seu reino, o rei Ibadã logo foi informado do fim trágico da filha, declarou guerra a Oloú, venceu-o e o expulsou para sempre do país.

Lenda de Oxum

Diz o mito que Oxum era a mais bela e amada filha de Oxalá.

Dona de beleza e meiguice sem iguais, a todos seduzia pela graça e inteligência.

Oxum era também extremamente curiosa e apaixonada.

E quando certa vez se apaixonou por um dos orixás, quis aprender com Orunmilá, o melhor amigo de seu pai, a ver o futuro.

Cargo de oluô (dono do segredo) não podia ser ocupado por uma mulher, Orunmilá, já velho, recusou-se a ensinar o que sabia a Oxum.

Oxum então seduziu Exu, que não pôde resistir ao encanto de sua beleza e pediu-lhe roubasse o jogo de ikin (cascas de coco de dendezeiro) de Orunmilá. Para assegurar seu empreendimento Oxum partiu para a floresta em busca das Iyami Oshorongá, as perigosas feiticeiras africanas, a fim pedir também a elas que a ensinassem a ver o futuro. Como as Iyami desejavam provocar Exu há tempos, não ensinaram Oxum a ver o futuro, pois sabiam que Exu já havia roubado os segredos de Orunmilá, mas a fazer inúmeros feitiços em troca de que a cada um deles elas recebessem sua parte.

Tendo Exu conseguido roubar os segredos de Orunmilá, o Deus da adivinhação se viu obrigado a partilhar com Oxum os segredos do oráculo e lhe entregou os 16 búzios com que até hoje as mulheres jogam. Oxum representa, assim a sabedoria e o poder feminino.

Em agradecimento a Exu, Oxum deu a Exu a honra de ser o primeiro orixá a ser louvado no jogo de búzios, e entrega a eles suas palavras para que as traga aos sacerdotes. Assim, Oxum é também a força da vidência feminina.

Mais tarde, Oxum encontrou Oxóssi na mata e apaixonou-se por ele. A água dos rios e floresta tiveram então um filho, chamado Logun-Edé, a criança mais linda, inteligente e rica que já existiu.

Apesar do seu amor por Oxóssi, numa das longas ausências destes Oxum foi seduzida pela beleza, os presentes (Oxum adora presentes) e o poder de Xangô, irmão de Oxóssi, rompendo sua união com o Deus da floresta e da caça. Como Xangô não aceitasse Logun-Edé em seu palácio, Oxum abandonou seu filho, usando como pretexto a curiosidade do menino, que um dia foi vê-la banhar-se no rio. Oxum pretendia abandoná-lo sozinho na floresta, mas o menino se esconde sob a saia de Iansã a Deusa dos raios que estava por perto. Oxum deu então seu filho a Iansã e partiu com Xangô tornando-se, a partir de então, sua esposa predileta e companheira cotidiana.

Filhas (os) de Oxum

Características: Vaidosas (os), Chorões, Gostam de riquezas.

 

Vaidosos

Tendem a serem, muito vaidosos, estão sempre preocupados com a beleza, com o que estão vestidos, as mulheres se preocupam com sua maquiagem, os homens com a sua roupa, com o cabelo e sempre se preocupam com a sua estética.

Chorões

Tendem a ser pessoas bem emocionais e choram com facilidade, não sendo exatamente um choro por tristeza ou raiva, mas um choro de emoção, que vem com um sentimento puro de amor a algo ou a algum momento, seja por uma paisagem bonita, por carinho a alguém que gosta, por uma lembrança, quando bate a emoção eles chorão.

Gostam de riquezas

Como sua mãe, os filhos de Oxum gostam de luxo, eles amam o ouro e as joias, eles sabem transformar tudo que tem em ouro e tendem a ser pessoas muito prosperas.
Não são acumuladores, tem aquilo que precisam, que querem, que gostam.

Não deixe de curtir nossa pagina, clicando aqui.

Tire as duvidas que te afligem, clique aqui, para adquirir um pacote e marcar uma consulta no oculto secreto.

Deixe uma resposta

WhatsApp