Os Orixás pt3 – Oiá / Iansã (Oyá / Yansã)

Orixá Oiá / Iansã ( Orisá Oyá / Yansã)

Iansã é a rainha dos raios e das tempestades. Iansã é a beleza natural da mulher, sem se preocupar com certas vaidades, pois ela sabe que é linda.

Além de rainha dos raios e tempestades, Iansã também ganhou parte do domínio sobre o mundo dos mortos, controlando os oguns, após curar as feridas de Obaluaiê.

Oiá não podia ter filhos, após procurar ajuda com um babalaô, que através dos búzios, disse a Oiá que ela iria precisar fazer uma oferenda. Oiá fez a oferenda e teve 9 filhos e após isso, passou a ser chama de Iansã a mãe dos 9 filhos.

Iansã é o próprio vento, a própria tempestade, o poder do raio e o incêndio causado pelo impacto. Ela é uma Orixá, guerreira e destemida, seus ventos podem trazer para perto ou empurrar para longe.

Saudação: Eparrei Iansã

Cores: Vermelho, Amarelo e o Branco.

Oferendas de Iansã: Velas brancas, amarelas e vermelhas. Champagne branca, licor de menta e de anis ou cereja, rosas e palmas amarelas.

 

Itãs

 

Oiá é dividida em nove partes

 

Antes de tornar-se esposa de Xangô, Oiá vivia com Ogun. Ela vivia com o ferreiro e ajudava-o em seu ofício, principalmente manejando o fole para ativar o fogo na forja. Certa vez Ogun presenteou Oiá com uma varinha de ferro, que deveria ser usada num momento de guerra.

A varinha tinha o poder de dividir em sete partes os homens e em nove partes as mulheres. Ogun dividiu esse poder com a mulher.

 

Na mesma aldeia morava Xangô, ele sempre ia à oficina de Ogun apreciar seu trabalho e em várias oportunidades arriscava olhar para sua bela mulher. Xangô impressionava Oiá por sua majestade e elegância.

Um dia os dois fugiram para longe de Ogun, que saiu enciumado e furioso em busca dos fugitivos. Quando Ogun os encontrou, houve uma luta de gigantes. Depois de lutar com Xangô, Ogun aproximou-se de Oiá e a tocou com sua varinha, e nesse mesmo tempo Oiá tocou Ogun também, foi quando o encanto aconteceu: Ogun dividiu-se em sete partes, recebendo o nome de Ogun Mejê, e Oiá foi dividida em nove partes, sendo conhecida como Iansã, “Iyámesan”, a mãe transformou-se em nove.

 

Iansã é traída pelo Carneiro

 

Um dia Oxum e outro alguém queriam fazer mal a Iansã, colocaram o feitiço num bracelete de Oxum e o puseram dentro de uma caixa para que fosse entregue a Iansã.

 

Agbô, então, foi chamado para levá-lo a Iansã, Agbô era o dono dos carneiros, dono dos agbôs. Tudo o que ocorria no palácio era espalhado por meio da língua de Agbô, o Carneiro, mas Iansã, com sua arguta intuição, pressentiu o que lhe vinha por meio de Agbô.

 

Ela, então, foi ao encontro do Carneiro e na forma de um vento abriu a caixa e trocou o bracelete por um pequeno pássaro. Agbô foi um instrumento contra Iansã, mas Iansã sentiu-se traída por ele.

 

Desde então Iansã odeia carneiros e não aceita nem se quer comê-los.

 

Oiá ganha de Obaluaê o reino dos mortos

 

Certa vez houve uma festa com todas as divindades presentes. Omulu-Obaluaê chegou vestindo seu capucho de palha. Ninguém o podia reconhecer sob o disfarce e nenhuma mulher quis dançar com ele. Só Oiá, corajosa, atirou-se na dança com o Senhor da Terra.

 

Tanto girava Oiá na sua dança que provocava vento. E o vento de Oiá levantou as palhas e descobriu o corpo de Obaluaê. Para surpresa geral, era um belo homem.

 

O povo o aclamou por sua beleza. Obaluaê ficou mais do que contente com a festa, ficou grato. E, em recompensa, dividiu com ela o seu reino. Fez de Oiá a rainha dos espíritos dos mortos.

 

Rainha que é Oiá Igbalé, a condutora dos eguns. Oiá então dançou e dançou de alegria. Para mostrar a todo seu poder sobre os mortos, quando ela dançava agora, agitava no ar o iruquerê, o espanta-mosca com que afasta os eguns para o outro mundo.

 

Rainha Oiá Igbalé, a condutora dos espíritos. Rainha que foi sempre a grande paixão de Omulu.

 

 

Filhos (as) de Iansã

Características: Carismáticos, atraentes, temperamentais, dedicados e imprevisíveis.

Carismáticos

Costumam ter isso de forma muito presente, atraem facilmente a atenção das pessoas e estão sempre com um grande sorriso no rosto e transmitem muita simpatia.

Atraentes

São pessoas atraentes, tendem a se vestir bem e tem uma beleza natural.
Iansã é vista como a beleza mais pura da mulher, sem o uso de adereços para compor essa beleza.

Temperamentais

Como nem tudo são flores, os filhos e filhas de Iansã tendem a ser temperamentais.
Eles possuem personalidade forte e gênio difícil. Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça.

Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas.

Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo. Assim, você evita explosões desnecessárias.

Dedicados

São dedicados a suas escolhas, quando decidem fazer algo tomam aquilo pra si, é levam para a vida. Quando um filho ou filha de Iansã querem alguma coisa, eles vão até o fim e mantem foco para conseguir aquilo que desejam.

Imprevisíveis

Os filhos de Iansã podem acordar de bem com a vida, bem-dispostos e felizes e na hora do almoço já estarem bravos e impacientes sem razão aparente.

Uma hora estão doces e amáveis, em outra estão agitados e inquietos. Ora estão apaixonados, outra já não estão dando importância.

É difícil fazer planos com antecedência com eles, mas a parte boa é que se você tiver um filho de Iansã por perto sua vida nunca será monótona.

Costumam fazer coisas no impulso, sem pensar nos detalhes ou nas consequências. Assim, não é de se estranhar que eles façam um pedido de casamento ou de namoro no susto, apareçam em casa com um animal de estimação e te chamem para ir viajar amanhã. Eles são verdadeiras caixinhas de surpresas.

Iai conhece algum filho (a) de Iansã? Mostre o artigo para ele (a).

Não deixe de curtir nossa pagina, clicando aqui.

Tire as duvidas que te afligem, clique aqui, para adquirir um pacote e marcar uma consulta no oculto secreto.

Deixe uma resposta

WhatsApp